Educação Tecnológica

Planetário

Já se imaginou “VIAJANDO” PELO UNIVERSO?

O Planetário proporciona essa viagem sem precisar tirar os pés do chão. Educadores e estudantes do Colégio Divino Mestre vivenciam na prática essa experiência.

Incentivar a curiosidade e a vontade de aprender são os principais desafios de uma escola, nesse processo a tecnologia vem agregar a teoria e a prática, tornando o processo de aprendizagem com experiências inesquecíveis.

As aulas experimentais são recursos pedagógicos diferenciados e que trazem muitos benefícios, pois aguçam a curiosidade e utilizam uma linguagem altamente antenada com essa nova geração. Segundo Freinet, um dos deveres do professor é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular os estudantes a fazerem experiências e procurarem respostas para os seus questionamentos.

Viajar pelo universo é uma experiência que outrora só se conhecia nos livros, hoje, com o avanço da tecnologia é possível desvendar os mistérios do Universo que sempre foi uma grande incógnita para o ser humano. Os registros astronômicos mais antigos datam aproximadamente 3.000 anos A.C e se devem aos Chineses, Babilônios, Assírios e Egípcios que tinham como objetivo medir a passagem do tempo, fazer o calendário para prever a melhor época para o plantio e colheita ou com objetivos mais relacionados à astrologia. Acreditavam que os deuses do céu tinham o poder da colheita, da chuva e mesmo da vida. As primeiras anotações sobre cometas, meteoros e meteoritos datam de 700 anos A.C o que comprova o desejo do ser humano de saber o que há além do planeta em que habitamos.

Diante disso, o Colégio Divino Mestre, no ano de 2017, implantou o 1º Planetário dentro de uma escola de ensino básico. No Estado de Pernambuco, existem apenas o Planetário no Espaço Ciência e outro no Colégio Divino Mestre. Este espaço foi pensado e projetado com o objetivo de estimular sensorialmente o aprendizado, tornando possível a vivência de experiências inesquecíveis como viajar pelo Universo, vislumbrar “de perto” o Sistema Solar e conhecer as principais características dos planetas de uma maneira completamente inovadora e com tecnologia de ponta, o que resultou em parcerias que possibilitarão atingir um maior número de pessoas proporcionando esta incrível experiência. A URFPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) vem contribuindo com projetos de pesquisa científica no ramo da astronomia, proporcionando aos estudantes a participação de um Clube de Astronomia – Unidade Colégio Divino Mestre.

O Clube de Astronomia vem desenvolver no estudante o interesse pela astrologia e conhecimento do Universo. Com o projeto pedagógico “Desvendando seu Astral, ciência e tecnologia para a Inclusão Social”, os estudantes participam de oficinas de astronomia, peças teatrais com assuntos científicos, luau astronômico, oficinas de foguetes, experiência no Planetário, olimpíadas de astronomia, e muito mais.

O planetário ensina e motiva os estudantes através de filmes de Astronomia e outros temas das Ciências, reforçando de forma lúdica os conteúdos trabalhados em sala de aula. Os estudantes viram-se maravilhados diante da possibilidade de conhecer o universo, de uma forma real, sem precisar tirar os pés do chão.