O Divino Mestre

Metodologia

A metodologia é pautada através de reflexão da realidade oportunizando ao aluno a sua auto-organização que possibilite a construção da sua autonomia através do autoconhecimento, (re)leitura de mundo, ressignificando sua vida e do meio em que vive, em aulas dialógicas, de produção e interação com o grupo.

O trabalho do COLÉGIO DIVINO MESTRE é fundamentado na metodologia sociointeracionista, que busca as experiências do estudante e apresenta o novo conteúdo, valorizando o papel do adulto norteador (mediador do processo ensino-aprendizagem), ou seja, o professor.

Estimulamos também o crescimento espiritual da comunidade, em particular do alunado, visando o atendimento cristão. Difundimos o respeito, a ética e o compromisso social, utilizando-os como a base para a construção de uma sociedade melhor.

Acreditamos em uma educação que democratize o conhecimento e seja fundamentada em valores como: solidariedade, justiça social, honestidade, responsabilidade e respeito às diferenças, como condição social do conhecimento. Como norteadores do nosso fazer-pedagógico, temos os seguintes pensadores e suas principais contribuições:

• Jean Piaget – respeito à fase de desenvolvimento de cada um;
  • Lev Vygotsky – importância do social na construção do conhecimento;
  • Paulo Freire – valorização da real utilização do que foi apresentado ao aluno (aprender e aplicar na vida);
  • Célestin Freinet – valor das experiências fora da sala de aula;
  • Henri Wallon – valor da emoção na relação de aprendizagem;

Os educadores buscam construir seus planejamentos em consonância com a Proposta Pedagógica da Escola de uma forma interdisciplinar.