Centro de Estudos Divino Mestre - CEDIM

O conceito de conhecimento no mundo contemporâneo é construir significados, o que implica, necessariamente, uma conexão entre as relações que o sujeito estabelece entre suas vivências e suas possibilidades de observação, reflexão e das informações científicas das quais já se apropriou.

O objetivo do Colégio Divino Mestre ao criar o Centro de Estudos foi, dentre eles proporcionar um processo de construção de novos significados, revendo os conhecimentos previamente construídos, de maneira interacionista, ou seja, o estudante interagindo com o meio e com o outro em busca do conhecimento, mantendo os assuntos em dia através dos Grupos de Estudo, seja com Professores/Monitores ou Alunos Monitores, que interagem contribuindo nas áreas de conhecimento que mais se destacam. O CEDIM dispõe de salas preparadas para estes momentos, equipadas com mesas amplas, lousa, internet e toda a estrutura para que o aprendizado aconteça de forma efetiva.

O CEDIM é dividido em dois espaços:

  1. Biblioteca Professor Corujão, que atende estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, um ambiente lúdico, que proporciona uma viagem pelo mundo da imaginação através do contato com os livros desde a primeira infância, com estrutura para contação de histórias, encenações teatrais e estímulo ao hábito e prazer da leitura.
  2. Biblioteca Augusto Cury, que atende os estudantes do Ensino Fundamental II e Médio, constitui-se em espaços de estudos, informação, cultura e lazer, que acontecem de diversas maneiras, como em Oficinas de Produção Textual, Clube de Xadrez, que estimula o raciocínio lógico e a concentração, momentos de debate sobre temas específicos, possibilitando o estímulo ao pensamento crítico e empático, pois proporcionam a possibilidade de respeitar opiniões divergentes. Tudo isso tem como objetivo proporcionar aos indivíduos tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que estão inseridos, auxiliando na construção de conhecimento integral, capaz de instrumentalizar e apoiar as ações e práticas pedagógicas para transformar sua realidade e a de outras pessoas.
  • Toda última quarta-feira do mês às 16h30 na Capela do Divino Mestre.
  • Celebrante: Frei Paulo Sergio.

Olimpíadas do Conhecimento

Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, as olimpíadas científicas brasileiras proporcionam a estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos.

As olimpíadas, de forma geral, têm estimulado muitos jovens a descobrir mais sobre as ciências e as tecnologias. Os alunos que têm interesse são estimulados pelos professores a participar das Olimpíadas Científicas (astronomia, biologia, física, matemática etc.). Eles têm aulas específicas para essas atividades, ministradas em contraturno por professores-monitores das disciplinas.

Confira a participação dos estudantes divinos das últimas olimpíadas do conhecimento.

Concentração

Com o objetivo de operacionalizar uma prática pedagógica que reflita coletivamente no processo Ensino-Aprendizagem dos nossos alunos, o Colégio Divino Mestre proporciona o Projeto CONCENTRAÇÃO. Este projeto tem como estratégia desenvolver o hábito de concentração nas tarefas do cotidiano proporcionando situações de agir-refletir-agir compatíveis com os objetivos educacionais. O Projeto Concentração visa um ganho na qualidade no processo ensino-aprendizagem, permitindo um salto de qualidade, tanto no foco individual, como no coletivo.

Normalmente, aulas do Projeto Concentração acontecem nos finais de semana com professores especialistas e alunos monitores para alcançar o objetivo proposto. A professora Naira Viana, responsável pelas disciplinas de Ciências e Biologia coordena o projeto.  Durante as atividades não é permitido que os alunos portem aparelhos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablet, ipod, gravador, pen drive, mp3 ou similar.

SuperAção

O Projeto SuperAção oferece palestras, workshops, mesas redondas e propõe atividades diferenciadas para os nossos estudantes, familiares e demais participantes da comunidade escolar. O principal objetivo é fazer com que os participantes adquiram vontade, cada vez mais, de superar seus conhecimentos.

Dentre algumas atividades do Projeto SuperAção destacamos:

  • A presença da professora Fernanda Bérgamo, parceira do Colégio, que realizou por diversas vezes um trabalho com os estudantes voltado as orientações para Produção textual focando o ENEM.
  • A nadadora Joanna Maranhão também participou do SuperAção com uma palestra sobre sua carreira e história de vida apresentando seu Projeto Infância Livre e alertando a comunidade sobre a pedofilia;
  • O repórter da Rede Globo Francisco José trouxe para a nossa comunidade uma palestra sobre “A Importância da Comunicação na Preservação da Natureza – As Grandes Reportagens”.

Normalmente, aulas do Projeto Concentração acontecem nos finais de semana com professores especialistas e alunos monitores para alcançar o objetivo proposto. A professora Naira Viana, responsável pelas disciplinas de Ciências e Biologia coordena o projeto.  Durante as atividades não é permitido que os alunos portem aparelhos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablet, ipod, gravador, pen drive, mp3 ou similar.

Login